17 de jul. de 2008

VICENTE CARUSO


(1912-1986) - Pouquíssimas pessoas no Brasil conhecem ou pelo menos ouviram falar de Vicente Caruso. Menos ainda são capazes de saber quem ele foi e o que fez de relevante em seus 74 anos de vida. No entanto, centenas de milhares, milhões talvez de brasileiros fazem questão de exibir nas paredes de suas casas uma figura de Cristo, reprodução de um famoso quadro pintado por ele. Por que isso acontece? Por que a maior parte das pessoas que adquiriam a pintura por achá-la bonita não se preocupava em olhar a assinatura e saber o nome do autor. Em muitos casos, inclusive, não aparecem a assinatura e o nome do autor, graças à ação de espertalhões, que em atos de autêntica pirataria, imprimem a gravura sem autorização dos herdeiros e ainda cometem a ousadia de, em flagrante desrespeito à memória do artista, apagar o seu nome.

Além do Cristo, que foi reproduzido em gravuras que estão espalhadas por todo o Brasil, pintou centenas de outros que foram adquiridos pelos apreciadores do seu trabalho.

Se Vicente Caruso tivesse pintado apenas o Cristo em toda a sua vida, já teria méritos suficientes para ser admirado, mesmo depois de 20 anos da sua morte. Sua obra artística, no entanto, é muito mais ampla e apresenta e se materializa em diversos outros motivos: natureza morta, paisagens, figuras. E acima de tudo os seus nus.

Ninguém, como ele, soube transportar para a tela a beleza da mulher brasileira, o frescor da sua pele e aquele algo mais que poucas mulheres no mundo conseguem mostrar. E não fica nisso.

E os calendários que ele pintou, como as feitas todos os anos para a indústria de pneus GoodYear , especialmente a comemorativa do quarto centenário da fundação de São Paulo, em 1954? Até hoje são guardadas com carinho por muita gente. E muitas outras. Incluindo as que desvendavam os naturais encantos da índia brasileira.

Enfim, uma obra imortal, a que nos foi legada por Vicente Caruso.

12 comentários:

  1. Gostaria de saber se foi pintado mais de um cristo por vicente caruso, pois tenho um quadro dele em casa com a assinatura dele e esta muitos anos na familia, gostaria muito de saber isso obrigado jonathan.wm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olha o que encontrei:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100222205941AAGRIq6

    abraço
    Marcio

    ResponderExcluir
  3. A imagem da pintura e muito bonita ate parece real eu ja olhei uma das pinturas e gostei muito

    ResponderExcluir
  4. muito bonito. eu tambien tenho uma pintura de vicente caruso mas aqui em argentina.

    ResponderExcluir
  5. Amigo da Argentina, por favor mande fotos da obra e se possível como ela chegou aí. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Como faço para saber se um quadro de V. Caruso é original, tenho um quadro do preto velho já a uns 25 anos.

    ResponderExcluir
  7. Por favor entre em contato pelo email rcaruso@pocos-net.com.br.
    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens, sou artista plástico, moro em Mogi mIrim, fui amigo de seu pai quando morava em São Paulo e era associado da Saspbaa, desde de criança admirava as pinturas dele, e hoje tive contato com uma pintura maravilhosa dele, que é de uma amiga de Itapira. Fiquei maravilhado. Abraço

      Excluir
  8. olá. tenho um quadro de V. Caruso que herdei de meu pai, também italiano de Paola. é uma linda natureza morta de um vaso com rosas.
    muito obrigada pelas informações do site.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde sr. Rubens Caruso, gostaria muito de ter uma foto de uma india segurando uma onça filhote na beira de um rio, foi minha inspiração para a pintura, sempre amei o trabalho do artista Vicente Caruso, so não sabia que era uma familia de pintores isto é fantastico, se puder me atender fico muito grato, meu e-mail é luizcorreia_1613@globo.com.

    ResponderExcluir
  10. ... sempre ficava por muitos momentos me harmonizando ao admirar a majestade e a serenidade do Divino Mestre tão inspiradamente retratada por Caruso, antes do início dos trabalhos na Casa Espírita. Desejo que esteja colhendo, na Verdadeira Pátria, os frutos semeados com tão linda obra

    ResponderExcluir
  11. Sr. Rubens Caruso,
    Fiz um curso de pintura até meus 16 anos (Hoje tenho 55) e minha última obra neste curso foi uma pintura com base no quadro do Cristo, porém seu rosto está virado para o lado esquerdo, a mão direita está sobre o manto branco e o lado direito do manto vermelho não aparece. Tenho (quase) certeza que o modelo da minha pintura foi uma obra de Vicente Caruso, no entanto não o vejo no site da sua família (somente a famosa obra com o rosto virado para o lado direito). Pergunto: Estou certo de que existe outro(s) Cristo(s) no acervo de Vicente Caruso?

    ResponderExcluir