17 de jul. de 2008

JOSÉ CARUSO

(1910-1980) – Da mesma forma que seu pai e seu irmão Salvador, José Caruso era um artista nato. Dotado de inteligência muito acima da média, rapidamente assimilou as lições de pintura que lhe foram transmitidas por Bernardino de Souza Pereira e, bem jovem ainda, já despertava a admiração de todos os que se viam à frente dos seus trabalhos.

Além de inspirado pintor, atuou com igual destaque no campo da propaganda. Profissional dos mais respeitados na sua época, marcou de forma brilhante sua trajetória como diretor de arte de importantes agências brasileiras de publicidade. Criou memoráveis campanhas publicitárias para grandes anunciantes e contribuiu decisivamente para a consolidação da propaganda em nosso país. O talento de profissionais como ele foi fundamental para que a propaganda brasileira atingisse o prestígio de que hoje desfruta em todo o mundo.

Também redigia textos de qualidade e criou alguns slogans que marcaram época, como: “Amor Materno, Amor Eterno”, premiado no Dia das Mães de 1957.

Certa vez, na agência em que trabalhava, presenciou uma discussão entre redatores e outros profissionais, que tentavam criar um slogan para uma caneta-tinteiro. Vendo que não chegavam a algum resultado, dirigiu-se a eles nestes termos: “Já que vocês estão com tantas dificuldades para criar um slogan, aí vai a minha sugestão: A Jóia que Escreve!”. O slogan foi adotado mundialmente pelo fabricante e durante muitos anos foi usado na propaganda do produto.

Como pintor, José Caruso deixou excelentes trabalhos, dominado com maestria os diversos estilos de pintura. Mas o ponto alto na sua produção artística foram as aquarelas. Um gênero difícil, que ele dominou como poucos e que até hoje provoca admiração. As paisagens, os ambientes, as flores e as naturezas mortas, e mesmo as figuras humanas reproduzidas nas suas aquarelas, até hoje são elogiadas pelos que sabem apreciar a verdadeira arte.

Um comentário:

  1. Olá tenho um quadro com a assintura de José Caruso e gostaria de saber há interesse na compra do mesmo.

    ResponderExcluir